FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
*ELIZABETH DOS SANTOS VAZ
RESUMO
Este  trabalho busca definir a palavra filosofia, dando ênfase que a mesma  sendo grega e composta de duas: Philo e Sophia. Portanto ela significa  amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. "A Filosofia indica  um estado de espírito da pessoa que ama o conhecimento, o estima que a  também que a procura e respeita". De forma analógica pode assim  conceituar a filosofia da Educação como um conjunto de idéias que nos  define como é a educação destacando a relevância em compreender a  filosofia da educação como sendo uma ciência e sua objetividade. Nessa  concepção a escola conceda o diálogo, possibilidade de contestação,  possibilidade de discussão e mais ainda que o indivíduo chegar ao  consenso, ao tinge esse patamar que é o seu papel com sociedade.
1. O PAPEL DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
1.1 O que é filosofia da educação?
A  palavra filosofia é grega, sendo composta de duas: Philo e Sophia.  Philo que significa; amizade, amor fraterno, respeito pelos iguais e a  segunda que é Sophia quer dizer sabedoria. Portanto filosofia significa  amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Pode-se definir de  acordo com (CHAUÍ, p.190), que: "Filosofia indica um estado de espírito,  o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura  e respeita". Deparamos algumas vezes com pessoas falando de suas  concepções de vida descrevendo as como, "essa é minha filosofia de  vida". Diante deste enunciado, pode-se pensar que o autor desta frase  está fazendo referencia a um conjunto de idéias mais ou menos coerente  que regulam seu modo de viver e enxergar o mundo, também dá referencia  ao seu comportamento moral, a sua ética, o que considera certo ou  errado, belo ou feio, ou seja, é uma concepção formada em sua ótica de  leitura do âmbito geral da vida e a como a define. De acordo com  SAVIANI, (2000, p. 45):
Acontece,  porém, que a comunicação dos homens entre si e com as coisas estabelece  relações que se bastam a si mesma. Não se trata, pois, de se utilizar  um elemento pra se chegar a determinado objetivo, nem do reconhecimento  da liberdade, ou de apreensão da realidade objetiva do ponto de vista da  veracidade. Trata-se de um significado intrínseco à própria relação  (domínio estético).
A  filosofia educacional consiste em propiciar, por meio do ensino, o  amadurecimento da pessoa, com o objetivo de fazê-la definir sua própria  vida, tendo a consciência que tens o poder de decidir, ou seja, de fazer  sua escolha, que a partir dessas escolhas poderá receber as  conseqüências tanto de forma positiva ou negativa, isso se dá mediante a  reação da escolha, esta reação à pessoa não pode escolher.
De  forma analógica pode assim conceituar a filosofia da Educação como  sendo um conjunto de idéias que nos define como é a educação.
1.2. Na educação para que serve a filosofia?
A  cultura de nossa sociedade considera que alguma coisa só tem razão de  ser se tiver alguma utilidade imediata. A problemática nesta concepção é  que no senso comum não consegue ver para que a filosofia serve. Isso  porque ela designa a pratica humana como práxis, por não ser uma prática  mecânica, nem uma prática instintiva, mas é como um agir que ocorre  exatamente em função de um significado, de um sentido que é teoricamente  produzido, que é produzido pelo exercício de nossa subjetividade. E  então quer dizer também que todo senso comum trás em seu seio um núcleo  de bom-senso. Porque tudo que nos falamos ou praticamos no âmbito do  senso comum é interligado por uma significação, mesmo que essa  significação não seja explicitada conscientemente pelo sujeito. Na  concepção de Gramsci a educação deve levar as pessoas do senso comum ao  bom-senso. O bom-senso é a capacidade de entendimento da realidade, do  conhecimento dos requisitos da ação de tal modo que o agir do homem  tanto no âmbito individual, quanto coletivo, seja esclarecido pela  consciência filosófica, ou seja, esse máximo de explicação dos sentidos  que norteiam a nossa prática, para que ela não seja uma prática  mecânica, instintiva ou uma prática totalmente condicionada como ocorre,  por exemplo, com os demais seres vivos. O seu agir não é conduzido por  significações intelectualmente elaboradas.De acordo com MORIN,  2004.p.47.
Como  dizia magnificamente Durkheim o objetivo da educação não é o de  transmitir conhecimentos sempre mais numerosos ao aluno, mas o "de criar  nele um estado interior e profundo, uma espécie de polaridade de  espírito que oriente em um sentido definido, não durante a infância, mas  por toda vida".
Cabe a educação cultivar o bom senso, a consciência filosófica e consequentemente o exercício da reflexão crítica.
Quando  se olha à educação, de modo geral, como processo formativo, é sempre  essa idéia, que é de tradição da filosofia ocidental. É quando o  individuo saí da pré-consciência para a consciência e no caso da  expressão do senso comum para a consciência filosófica, que é o papel  formativo do desenvolvimento intelectual de todo ser humano. 
O  questionamento, ou seja, a indagação, entretanto, é que o senso comum  não consegue ver para que a filosofia serve. Já no bom-senso precisa das  indagações filosóficas ,tem o intuito de aguçar o desejo de busca de  correção e acúmulo de saberes: isso não é ciência e sim questões  filosóficas. 
O  processo formativo como se dá na escola que é a ideologia e  eventualmente uma ideologia que se oponha a outra, isto é o que se pede  da escola. A educação tende-se a consolidar, sistematizar e reproduzir a  ideologia, mas também fazer critica dessa ideologia tornando  emancipadora à prática de cada um, melhorando as condições reais da  existência da humanidade. Diante deste cenário todas essas pretensões  são embasadas a partir da existência da verdade. Portanto a verdade e o  pensamento são procedimentos especiais partem de conhecer os fatos,  relação teórica e pratica.
No entanto é interessante ressaltar que algumas coisas só têm razão de ser se tiverem alguma utilidade imediata. 
Todos os questionamentos que fazemos pra responder a vida ou situações da vida, como: 
Qual é o propósito da vida? 
Por que estamos aqui? 
De onde viemos? 
Para onde vamos?
É a filosofia quem formula e tenta responder essas questões.
1.3. Por que é importante formar uma visão filosófica sobre a educação?
Percebe-se  que na medida em que avança o estudo na filosofia educacional inúmeras  são as questões que se assomam na mente humana e que essas pedem  respostas objetivas, claras e verdadeiras. Reside aqui a importância de  compreender a relevância da filosofia da educação, pois esta ciência  objetiva-se em ajudar o ser humano a pensar e a organizar as questões e  propor soluções para os desafios encontrado na sociedade uma prática  educacional democrática em um mundo globalizado e saturado de  informações que recebem de mídia, como quaisquer meios de comunicações e  também de sua leitura de mundo a nossa volta e que estes precisam ser  transformadas em conhecimento e este é revertido para o bem de um grupo  ou de um seguimento da sociedade. De acordo com SAVIANI (2000, p.49):
Promover  o homem significa torná-lo cada vez mais capaz de conhecer os elementos  de sua situação a fim de poder intervir  transformando-a no sentido da  ampliação da liberdade, da comunicação e elaboração entre os homens. E  para o conhecimento da situação, nos contamos hoje com um instrumento  valioso: a ciência.
Quando  as informações processadas na mente são colocadas em prática  transformando em ação e por meio de ações reflexivas dando uma visão do  que é conhecimento, quando isso ocorre há educação , baseada na  concepção de Deweyano, que a concepção de liberdade. "A educação do  homem seria processo mediante o qual o homem desabrocha todas as suas  potencialidades". (GODOTTI. 2001.p.17). Onde defende que a escola  conceda o diálogo, possibilidade de contestação, possibilidade de  discussão e mais ainda que o indivíduo chegue ao consenso, ao atingir  esse patamar ,esta atinge seu papel na sociedade.
[*Pedagoga  com especialização em Psicopedagogia no Processo Ensino Aprendizagem,  mestranda em Ciências da Educação. Coordena o Programa de Aceleração da  Aprendizagem na rede Municipal de Buritis/RO.]
2. Referências Bibliográficas e complementares
SAVIANI,  Dermeval, Educação: do senso comum a consciência Filosófica. -13 ED.  Campinas, SP. Autores associados, 2000. – (coleção – educação  Contemporânea).
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar e pensar, reformar o pensamento. 9 ED. RJ. Bertrand Brasil, 2004.
GADOTTI, Moacir. CONCEPÇÃO DIALÉTICA DA EDUCAÇÃO: Um estudo introdutório. 12 ed. Ver. SP. Cortez. 2001.
__COLEÇÃO DOS GRANDES EDUCADORES. EDIC.
MARILENA Chauí: em: http://geocities.yahoo.com.br.Acessado em 15 de out 2004Retornar...
