domingo, junho 27, 2010


Nova Coletânea e Revista Literacia homenageiam Affonso Romano de Sant'Anna no projeto "Brasil que te quero outro"

[ Fonte da imagem: Arquivo do Autor]
Em tempos de tantas e simultâneas atualizações no universo da comunicação é preciso avançar como leitor. Por que não dizer como escritor também?
Os leitores e escritores têm de saber lidar com os novos elementos que compõem a língua escrita, assim como adquirir uma competência extra na utilização dos mecanismos que a plataforma digital, por exemplo, oferece. A essa competência de compreender e se utilizar das informações, estatísticas, regras, por meio de um código de leituras tão diversas chamamos LITERACIA.
Somos, assim, um projeto de intenções e queremos viver nos moldes da inclusão possível. O Projeto Nova Coletânea não quer e não pode seguir sozinho. Coincidentemente, surge em nosso favor uma Revista eletrônica que inova pela competência e experiência editorial. Capaz de mediar a nossa relação com aqueles que promovem a revolução leitora no país a Revista Literacia foi e é uma grande aliada no incentivo a leitura. Recentemente, cedeu-nos grande apoio na formulação e planejamento do projeto "Brasil que te quero outro". Graças à editora Ana Merij, recebemos incentivo do grande escritor e poeta Affonso Romano de Sant'Anna, a quem agradecemos as palavras de estimulo e o incentivo ao projeto. É ele quem já há tempos inspira nossas ações e palavras. Affonso Romano que nas décadas 50 e 60 participou de movimentos da vanguarda poética, é um autor engajado com visão social e agudo senso crítico. É ele que nos dá a conhecer melhor as estruturas e mecanismos alienantes dos discursos institucionais históricos da pátria em seu belo poema "Que país é este?", o qual servirá de base para o nosso projeto. É uma leitura de nosso país, um aprofundamento na busca dessa literacia tão necessária.
Desse modo é um orgulho para nós iniciar o projeto "Brasil que te quero outro" tendo por base a poesia "QUE PAÍS É ESTE?". Poema que nos convoca a fazer uma leitura da conjuntura nacional, dos casos e descasos do povo e do poder. Um saber histórico que se ilustra no cotidiano de brasileiros, marcados por lutas e exclusões constantes. Apesar de ter sido publicado em 1980, esse é um poema atual e intrigante.
 A E.E. Santa Rita de Cássia em Viçosa já iniciou os trabalhos de leitura e debate do tema. Hoje, dia 21, recebi a correspondência do autor e me deliciei, sobremaneira, com a grande bagagem adquirida pela leitura. Trata-se da obra AULA CONFERÊNCIA COM O POETA AFFONSO ROMANO DE SANT'ANNA, contendo uma brilhante seleção de poemas do autor na temática 30 ANOS E A PERGUNTA... QUE PAÍS É ESTE?
 
 Com base em sua biografia ( mais completa em seus livros) e textos os alunos vão perceber a Literacia deste autor que se envolveu em projetos múltiplos de fomento à leitura, inovando o acervo bibliográfico do país, modernizando a Biblioteca Nacional, explorando novos espaços para a poesia, incluindo-a no cotidiano brasileiro, sobretudo, por meio de numa abordagem interdisciplinar, tornando acessível à linguagem poética aos mais diversos meios de comunicação.
Affonso Romano, sucessor do grande mestre Drummond, é por isso e por tanto mais um ícone da literatura contemporânea merecedor de toda a homenagem. Por abrir tantos caminhos à poesia, o maior promotor da inclusão literária no país recebe de nosso projeto o reconhecimento devido. Sua imensa contribuição sabemos ser impossível delimitar em poucas palavras, salvou-nos de uma lacuna histórica ao propiciar uma releitura perfeita das condições em que nos víamos e ainda no vemos mergulhados. Normalmente esquecidos de nossa memória social e política, pôde oportunizar rica reflexão aos cidadãos brasileiros, aos políticos e intelectuais do povo, seres humanos que fazem ou fizeram algo de verdadeiramente construtivo para a nossa história.
Com a esperança de que seja este um outro país, o país da inclusão social e da leitura, agradecemos o escritor e poeta brasileiro Affonso Romano de Sant'Anna.
Coordenação Geral: Professor Bruno Resende Ramos*


[BRUNO RESENDE RAMOS* nasceu em Viçosa, MG, em 1969. É professor e diretor escolar, escritor e organizador de antologias pelo Projeto “Nova Coletânea”. A página do Projeto e seu e-mail para contato são, respectivamente: http://www.novacoletanea.blogspot.com>  e <brunoteenager@gmail.com>. ]

2 comentários:

  1. Perdoe a ignorância, mas é senso crítico, e não Censo crítico.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por sua leitura e ajuda. A correção será feita de imediato.
    Que todos os nossos leitores, como vc., tenham um olhar crítico, para nós de maior valia.
    Muito Obrigada.
    anamerij

    ResponderExcluir