sábado, outubro 02, 2010

Desenvolver e Construir Conhecimentos e Habilidades Específica

                   

Por.: Dalva Marques  Martins
Especialista em Docência do Ensino Superior



Como professora sei que a legitimidade da busca, a vivência com a prática docente no âmbito universitário, as vezes  ocorre de maneira informal sem a devida apropriação de saberes didáticos-pedagógicos específicos, pode revelar-se difícil e problemática, tais como:

- insatisfação em relação a própria prática pedagógica;
- receio de avaliações negativas do trabalho realizado tanto por parte da instituição como do corpo discente;
- insegurança em relação ao melhor caminho a adotar com uma determinada turma e/ou aluno;
- sentimento de estar perdido e sozinho sem saber por onde começar nem tampouco onde chegar;
- aquela impressão desagradável que os alunos “não estão nem aí” para os conteúdos do programa/disciplina.

Essa experiência negativa tende a suscitar um sentimento de fracasso e desânimo frente as inúmeras situações e desafios vivenciadas no cotidiano da sala de aula.

São essas dificuldades e desafios, no entanto, que abrem espaço para que, cada vez mais, se reconheça que a docência no âmbito universitário é uma profissão e como tantas outras, pressupõe formação profissional específica.

O processo de ensino-aprendizagem, a despeito do nível de formação em que ocorre e longe do que o senso comum imagina, exige por parte da figura do docente a aquisição de um conjunto de competências específicas que vão muito além do domínio de um saber historicamente acumulado. Saber um determinado conteúdo não é sinônimo de saber ensinar esse mesmo conteúdo. O domínio de um determinado conteúdo e o do respectivo saber fazer (saberes profissionais diversos) não se transformam automaticamente em saber didático que permita ao professor exercer com competência o seu papel no ensino. Isso significa dizer que aqueles que escolhem exercer a atividade docente precisam adquirir, desenvolver e construir esses conhecimentos e habilidades específica.

Reitero aqui a importância da elaboração do Plano de Aula, contendo a metodologia e didática a ser empregada em sala de aula, e fazendo com que o aluno venha a absorver e digerir o conteúdo, assim, teremos o pleno cumprimento de nossa missão em ser professor,

Somos resposáveis por nossa  empregabilidade como  professor e, também, a do aluno!!!!! 
 
CEI - Centro de Estudos Internacionais[Parceiro de Literacia]
Retornar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário