domingo, maio 30, 2010


Projeto inovador :

 -Fomento a leitura entre alunos do interior de Minas

Livro “Infância que te quero ter”, escrito pelos alunos da rede pública da cidade de Texeira, simboliza o incentivo a leitura, escrita e novas perspectivas
Tudo começou com o projeto do professor Bruno Resende Ramos, de Texeira, Minas Gerais, chamado Nova Coletânea que incentiva a inclusão literária. Desde 2005, o blog serve de espaço para a publicação coletiva de vários autores. O projeto é uma espécie de cooperativa de escritores que deu origem a livros que foram doados para escolas e bibliotecas públicas. Essa idéia foi o ponto de partida para a elaboração do livro “Infância que te quero ter“.
Pensando na formação dos alunos da escola pública o Bruno teve a idéia de produzir um livro feito pelos próprios alunos. Assim, foi proposto aos alunos da 7a série da Escola Estadual Drº Mariano da Rocha o desafio: pesquisar e depois escrever poemas sobre o tema infância. Durante o ano de 2008, debates serviram de base para que os alunos produzissem os poemas. Depois desta etapa, cada aluno entregou dois trabalhos, sendo que um deles foi escolhido para fazer parte do livro.
O projeto ajuda na auto-estima dos alunos pelo reconhecimento do trabalho realizado, além de entenderem melhor a importância da escrita  afirma o organizador do livro Bruno Resende Ramos.
Um dos resultados foi uma surpresa: os alunos conseguiram desenvolver poemas com uma qualidade além do esperado. Prova disso são as figuras de linguagem, como metáforas e sinestesias, presentes nos poemas. Mesmo sem conhecer ainda estes recursos usualmente utilizados para enriquecer liricamente os poemas, os alunos os utilizaram nos trabalhos.
Depois de um ano do início do projeto, com os poemas já escritos e editados, chegou um outro obstáculo: o custo da diagramação e impressão do livro. Com recursos limitados, uma das soluções encontradas foi a realização de um rifa que angariou fundos para produção de 50 livros em junho deste ano.
Os escritores-mirins contaram com o apoio da família para a elaboração dos poemas presente no livro "Infância que te quero ter".


Mesmo com poucos exemplares o projeto vem ganhando reconhecimento e fazendo diferença na educação dos adolescentes de toda a escola. Como é o caso de Wallacy Rodrigues Duarte, 14, que antes de ter participado do projeto não tinha o costume de ler e hoje já pesquisa outras formas de escrita.

"Sinceramente eu não gostava muito de ler e escrever não, mas com o projeto nossa sala passou a se interessar mais sobre o assunto"

comenta o aluno Wallacy, estudante do 9º ano do ensino fundamental.

O escritor-mirim é autor do poema: “O que você é” que reflete o significado de infância para ele. Veja parte do texto publicado pelo jovem no livro:
“O que você é”

Farinha do meu feijão
 Descanso do meu trabalho
 A rima do meu poema
 Coringa do meu baralho.

 O santo da minha reza
 Tanta coisa você é
 O gelo do meu refresco
 Açúcar do meu café.

 Manchete do meu jornal
 As cores do meu pincel
 A bula do meu remédio
 Recheio do meu pastel.

 Pedrinha do meu sapato
 O vento do meu moinho
 A gasolina do meu carro
Roteiro do meu caminho.
[Wallacy Rodrigues Duarte, 14 anos, estudante do 9º ano do ensino fundamental]

Projeto do professor Bruno Resende Ramos, de Texeira, Minas Gerais, chamado Nova Coletânea que incentiva a inclusão literária.


[BRUNO RESENDE RAMOS* nasceu em Viçosa, MG, em 1969. É professor e diretor escolar, escritor e organizador de antologias pelo Projeto “Nova Coletânea”. A página do Projeto e seu e-mail para contato são, respectivamente: http://www.novacoletanea.blogspot.com>  e <brunoteenager@gmail.com>. ]


                           Exemplo a ser seguido!
                   Faça  também a sua parte por um Mundo melhor.
                    Parabéns Professor Bruno Resende Ramos!

[Foto histórica de Teixeiras-MG] 



 
[Vista aérea da Cidade de Teixeiras]


[BRUNO RESENDE RAMOS]

Poetas do Livro
[Alunos-Poetas do Projeto de Inclusão Literária]

Retornar...





7 comentários:

  1. Parabéns ao Professor Bruno e seus Alunos!
    Parabéns a Revista Literacia, por divulgar conteúdos de qualidade.
    Li o primeiro número e adorei, pensei :- enfim uma divulgação de peso com cultura geral.
    Mas nesta edição vocês se superaram, vou ler cada página, cada texto e recomendar para meus amigos- professores e para meus alunos.
    Nunca deixem de me enviar as atualizaçoes, já me cadastrei no endereço de email fornecido.
    Professora Raquel Delamare
    Salvador-Bahia

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Bruno Resende Ramos,poeta,crítico,educador.Homem voltado para o desenvolvimento de projetos que ajudam na reconstrução do processo educativo no Brasil nos presenteia com mais um trabalho de vontade de ver o jovem brasileiro em lugar de destaque,através do Projeto "Infância que te quero ter".Trabalhar o universo infanto juvenil é um dos mais abrangentes trabalhos pedagógicos que se pode desenvolver,construindo mundos novos para a construção de uma cidadania plena.Mais uma vez o meu abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao professor.
    É assim que faz um jovem a se tornar um adulto muito mais preparado. Consigo imaginar a felicidade de todos ao ver o livro pronto.
    Parabéns alunos!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Bruno, descobridor e incentivador de talentos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao amigo, escritor e professor Bruno Resende.
    Tenho acompanhado o trabalho dele e percebo, a cada realização, uma novidade, uma renovação de energias, que o impulsiona a caminhar cada vez mais longe.
    Digno de aplausos, parabéns e de seguidores nessa labuta insana que é espalhar sonhos e criar realidades antes nem pensadas. A leitura, a escrita, o debate, fazem do indivíduo contemporâneo um outro ser, paradigma de um tempo, marco de uma ruptura com o sistema globalizante e aprisionante.
    Projetos como o "Nova Coletânea" tem o novo não apenas no nome, mas na essência, cuja marca maior é romper com o enclausuramento de pensamentos e libertar a mente.
    Sementes lançadas nos confins desse país por Bruno Resende nascerão personalizadas em novos desbravadores, os quais abrirão estradas "reais" Brasil a fora, revolucionarão a cultura e a literatura, do coração de Minas para o mundo.
    Falar é pouco, temos que provocar seguidores, multiplicadores de ações como esta.

    Valdeck Almeida de Jesus
    Escritor, Poeta e Jornalista
    www.galinhapulando.com

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado,AMIGOS e leitores da Revista Cultural Literacia. Oportunamente, surge uma revista com qualidade editorial e artigos muito bem selecionados para valorizar o espaço virtual. Fico feliz que o espírito de inclusão esteja tanto nas palavras como no gesto de cada um. Esses jovens artistas são apenas uma centelha. Sabemos que nos lugares mais remotos do país há uma potencialidade não explorada, não desenvolvida, não edificada. A Educação caminha em passos lentos para tornar incluídas essas realidades num mundo de oportunidades.
    Valdeck, grato também pelo que diz, principalmente por se tratar de um artista engajado e transformador dessas mesmas realidades no Estado da Bahia e em todo o Brasil.
    Cezar, a quem considero um verdadeiro destaque na literatura contemporânea, de poética intertextual e recursos incontáveis.
    A todos o meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Professor Bruno, acabo de o ouvir declamar o seu belo poema "A voz da madeira". E este Poema disse-me tudo. Professores como o Bruno Resende, que transformam as salas de aula em comunidades de investigação, mudam o mundo. Professores que despertam nos alunos a paixão pela leitura e os levam a publicar livros, mudam o mundo. Professores que se comprometem em perpetuar o assombro, em estimular a curiosidade e o gosto pela leitura e pela escrita, "sonham alto" e impedem os políticos de "pensarem por nós sobre a nossa realidade". Eles dão um precioso e imprescindível contributo no sentido de sonhar e realizar um novo país, de extirpar, por exemplo, o cancro da exclusão, de erradicar o flagelo da corrupção que mina o mundo...
    Com alegria e emoção, envio um grande abraço de parabéns a esses alunos que escreveram o livro "Infância que te quero ter". Abençoadas sejam as doações e as rifas que angariam fundos (um dia, talvez já não seja necessário...), para a produção de livros! Felicito-vos por esses Poemas que traduzem já uma maneira de olhar o mundo que me leva a acreditar que vocês vão ser capazes de construir o NOVO país que já sabem sonhar. Com Bruno Resende Ramos, descobriram já que "escrever é uma dádiva". E sabem que a leitura é a melhor ferramenta, "para modificarmos a nossa realidade de miséria, fome, exploração social e alienação...", como afirmou, um dia, o vosso Professor.
    Na verdade, alunos entusiasmados ficam "tão perto da raiz das coisas que a tocam antes de nós", como disse Maria Alberta Menéres, uma excelente escritora portuguesa de livros infanto-
    -juvenis que sempre apostou na força viva da literatura e que levou muitos alunos ao deslumbramento da palavra. Ela sempre combateu métodos que transformam matérias apaixonantes em pesados fardos que condenam os alunos à desmotivação.
    Parabéns também às famílias que apoiaram esta bela aventura da escrita e ao Wallacy, que não gostava de ler e agora nos brinda com um belíssimo poema, já publicado, que não me canso de reler.
    Obrigada à revista Literacia por ter divulgado este inovador processo educativo.
    E felicito o Professor Bruno por ensinar o prazer do texto e a felicidade de aprender.

    Pedindo desculpa por me ter alongado tanto, envio um abraço para todos.

    Maria João Oliveira

    ResponderExcluir